Apresentando Sociologia para não sociólogos: Perspectivas de ensino em graduações em Porto Velho, Rondônia.

Autores/as

  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade Centro Universitário São Lucas

Palabras clave:

Ensino de Sociologia. Graduação. Currículo.

Resumen

O presente relato de experiência tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino de Sociologia e outras Ciências Sociais em cursos de graduação em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia. Para realizar tal objetivo, foram desenvolvidas as descrições do perfil do discente em sala de aula e o perfil formativo na educação básica; também foi analisada a estruturação e história do ensino das disciplinas nos cursos de graduação da instituição que já foram ministradas pelo autor. Por último, foi desenvolvida uma análise das possibilidades do ensino de Sociologia e Filosofia frente a tentativa dos aparelhos ideológicos sociais de normalizar, para a população em geral, a crise social. Enquanto relato de experiência, parte-se da reflexão científica sobre aspectos cotidianos e documentais da sala de aula em suas práxis pedagógicas, sendo esse o eixo norteador do trabalho. 

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Graduação. Currículo.

 

 

INTRODUCING SOCIOLOGY TO NON-SOCIOLOGISTS: Perspectives of teaching the discipline in undergraduate courses in higher education

 

Abstract  

This experience report has as objective an analysis of the possibilities of teaching Sociology and other Social Sciences in undergraduate courses in an institution of higher education in the city of Porto Velho, state of Rondônia. To accomplish this objective, descriptions of the student profile in the classroom and the formative profile in basic education were developed; the structuring and history of the teaching of these disciplines in the institution’s undergraduate courses that were already taught by the author were also analyzed. Finally, an analysis was made of the possibilities of teaching Sociology and Philosophy faced with the attempt by the social ideological instruments to normalize the social crisis for the general population. While an experience report, it originates with the scientific reflection on daily and documentary aspects of the classroom in its pedagogical praxes, being this the guiding axis of this work.

Keywords: Sociology Teaching. Undergraduate Education. Curriculum.

Biografía del autor/a

Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Centro Universitário São Lucas

Cientista Social, Pedagogo e Mestre em Educação.

Citas

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.

ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de, TODA, Daniela Tissuya Silva. Aprendizagem, Avaliação e Percepção dos educandos na disciplina Sociologia na modalidade semipresencial. Revista Café com Sociologia, Volume 06, n. 02, mai/jul, 2017.

BRASIL. Qedu - Coeficiente de Aprendizado Rondônia na Prova Brasil 2015. Disponível em http://www.Qedu.org.br/estado/122-rondonia/aprendizado, acessado em 29 de setembro de 2017.

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração. Porto Velho: UNISL, 2016.

___________. Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis. Porto Velho: UNISL, 2015.

FORRESTER, Liliane. O Horror Econômico. Tradução Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins, NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, abril/2002.

ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. Tradução Marylene Pinto Michael. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Publicado

2018-06-13

Cómo citar

Oliveira de Andrade, R. A. (2018). Apresentando Sociologia para não sociólogos: Perspectivas de ensino em graduações em Porto Velho, Rondônia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 2(1), 115–123. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/87

Número

Sección

Relato de Experiência