O LETRAMENTO IMAGÉTICO SOCIOLÓGICO

a obra "Usos de Fotografia no ensino de Sociologia"

Authors

  • Caio dos Santos Tavares Secretaria Estadual do Ceará

Keywords:

Contextualização do ensino., ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA ESCOLAR, Currículo Básico e Livro Didático

Abstract

O livro Usos da fotografia no ensino de Sociologia (2023) ganha ainda mais relevância levando em consideração a Reforma do Novo Ensino Médio (2017) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), que, em virtude da sua orientação interdisciplinar, impactaram na seleção dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2021) que, por sua vez, possuem um caráter superficial e pouco aprofundamento dos conhecimentos disciplinares (Bodart; Feijó, 2020). Essa “desdisciplinarização do currículo” esvazia os conhecimentos escolares influenciando na qualidade do processo de ensino e aprendizagem (Oliveira, 2020). Nessa conjuntura ocorreu a produção da obra resenhada, que tem como público-alvo os professores do ensino médio e os(as) graduandos(as) em Ciências Sociais. O intuito é oferecer aos professores um recurso didático para qualificar a sua prática de ensino sem perder a vigilância epistemológica do campo das Ciências Sociais.

Author Biography

Caio dos Santos Tavares, Secretaria Estadual do Ceará

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas. Professor de Sociologia da Secretaria Estadual do Ceará

References

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude Revista, v. 15, Edição especial (2021).

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219-234, 2020.

BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021. v. 1. 169p.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: Presidência da República, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: Presidência da República, 2017a.

LEAL, Sayonara. (org.) ; CIGALES, Marcelo. (org.) . Temáticas do ensino de Sociologia na escola brasileira. 1. ed. Campinas: Pontes, 2022. v. 1. 272p.

OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo. O ensino de Sociologia e a sala de aula invertida. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (org.). Dicionário de Ensino de Sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020, v. 1, p. 371-374.

OLIVEIRA, Ramon de. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Educação Unisinos, v. 24, 2020.

SILVA, Peterson; VIANA, Cristina Bertazzo Silveira. A dinâmica social em jogo: práticas didáticas em Sociologia com o jogo de cartas Agência. Revista Cronos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 114-139, 2022.

Published

2023-12-24

How to Cite

dos Santos Tavares, C. (2023). O LETRAMENTO IMAGÉTICO SOCIOLÓGICO: a obra "Usos de Fotografia no ensino de Sociologia". Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(1), 148–154. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/450

Issue

Section

Resenha