A Construção do currículo de Sociologia em um Colégio de Aplicação

Autores

  • Vitor Rebello Ramos Mello Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação básica. Ensino de sociologia. Sociologia., Colégio de Aplicação, Currículo

Resumo

O presente trabalho busca compreender como os componentes curriculares de Sociologia foram desenvolvidos em um colégio de aplicação. Modelo de escola vinculado às universidades, essas instituições gozam de autonomia pedagógica, incentivo à pesquisa e liberdade para experimentações didáticas e para a formação docente, construindo, assim, seus próprios modelos curriculares. Para tanto, foram analisados diários de classe e planos de curso de um desses colégios, abrangendo o período de 2010 a 2016, com o objetivo de compreender as dificuldades enfrentadas na construção do currículo, bem como os conteúdos, conceitos, métodos e recursos intertextuais utilizados pelos educadores em sala de aula. A análise dos documentos revelou a existência de um currículo alinhado às orientações oficiais; a ocorrência de pequenas mudanças ao longo dos anos; e que, no último ano analisado, os conteúdos curriculares foram os mais inovadores e próximos à realidade dos educandos.

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Publicado

08-01-2025

Como Citar

Rebello Ramos Mello, V. (2025). A Construção do currículo de Sociologia em um Colégio de Aplicação. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 8(2), 01–24. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/532

Edição

Seção

Artigos