A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA EM PORTUGAL:

uma entrevista com Maria Isabel Gomes

Autores

  • Gustavo Cravo de Azevedo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais/UFRJ.
  • Amurabi Oliveira UFSC https://orcid.org/0000-0002-7856-1196

Resumo

Entrevista com a professora Maria Isabel Gomes, estudante de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Évora. Maria Isabel exerce a docência há 32 anos é professora de Sociologia na educação secundária na vila de Grândola, região do Alentejo, em Portugal. Já lecionou aproximadamente 52 disciplinas em sua trajetória profissional. A entrevista tem como objetivo explorar a situação da Sociologia no currículo português, bem como os desafios da formação de professores, a recente reforma administrativa do país e também mudanças que ocorreram na educação secundária portuguesa sob o olhar de uma socióloga.

Biografia do Autor

Gustavo Cravo de Azevedo, Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES/UFRJ). Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais/UFRJ.

Doutorando em Ciências Sociais PUC-Rio.

Mestre em Ciência Polí­tica UFF.

Especialista em Ensino de Sociologia UFRJ.

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais UFRJ.

Pesquisador do LABES/UFRJ.

Editor da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU)/UFRJ

Amurabi Oliveira, UFSC

Possui Licenciatura Plena (2007) e Mestrado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), com estágio pós-doutoral em Didática das Ciências Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona (2019-2020) com bolsa Professor Visitante no Exterior Junior da CAPES. Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi sub-chefe (2015-2017) e chefe (2017-2019). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas. Pesquisador do CNPq (bolsista PQ nível 2). Foi professor do IF Sertão PE, IFPE, UFAL e professor visitante na Universidade Nacional do Litoral (Argentina), na Universidade da República (Uruguai), na Universidade de Hradec Králové (República Tcheca), na Universidade Jaguelônica (Polônia) e na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Integrou o conselho superior da FAPEAL representando a área de ciências humanas (2014), integrou a câmara de pesquisa da UFSC e foi coordenador de pesquisa do CFH (2017-2019), atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2022) e integrante da câmara de pós-graduação da UFSC (2020-2022). Líder do grupos de pesquisa NEJUC (Núcleo de Estudos em Educação e Juventudes Contemporâneas) e pesquisador do NUER (Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas). Associado Efetivo da ABA (onde foi membro do comitê de educação, ciência e tecnologia) e da SBS (onde foi membro do comitê de ensino), foi ainda presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Coordenou o GT de ensino de sociologia da SBS (2019), ensino de antropologia da RBA (2014, 2016, 2018), ensino de ciências sociais da ANPOCS (2020/2021), dentre outros. Atualmente integra o projeto memória da Sociologia Brasileira da SBS e coordena o GT Ensino de Antropologia e a Formação de Antropólogos e Antropólogas da Associação Latino-Americana de Antropologia da Associação Latino-Americana de Antropologia (ALA). Colaborador do Grupo de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (GREDICS) da Universidade Autônoma de Barcelona. Integra o Observatório Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Membro dos comitês editoriais/científicos das revistas: Práxis Educacional, Revista Contemporânea de Educação, Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais, Café com Sociologia, Em Tese, além de revisor de inúmeros periódicos no Brasil e no exterior. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociologia e Antropologia da Educação, Ensino de Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia), História das Ciências Sociais, Formação de Professores de Ciências Sociais, Religiosidades, Nova Era. 

Downloads

Publicado

21-01-2022

Edição

Seção

Entrevista