Breve balanço do subcampo ensino de Ciências Sociais no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS

Autores/as

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição.
  • Thiago Ingrassia Pereira

Resumen

A recente reintrodução da Sociologia como componente curricular obrigatório no Ensino Médio, sua presença intermitente e o histórico distanciamento dos cientistas sociais em relação à Educação são fatores que, em grande medida, explicam a tardia configuração do subcampo de pesquisa Ensino de Sociologia. Ainda que hoje tenhamos elementos indicativos de certa configuração de um subcampo, este não se encontra consolidado, assim como a própria presença da Sociologia no Ensino Médio1.

Se, por um lado, há muitas pedras a serem postas nos fundamentos do subcampo de pesquisa, por outro, vem crescendo substancialmente o número de operários envolvidos na construção dos alicerces. 

Biografía del autor/a

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Thiago Ingrassia Pereira

Citas

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio da. Um Raio-X do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia. v. 2, n. 22, 2016. Disponível em:< http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/591/412> Acesso em: 10 de jun. 2017.

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós- Graduação. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v.48, n. 2, p.256-281, jul./dez., 2017. Disponível em: < http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19500>. Acesso: 10 jun. 2017.

BODART, Cristiano das Neves; SOUZA, Ewerton Diego de. Quando o ensino de Sociologia se torna tema de dossiês de periódicos acadêmicos. Anais do Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), 2017. Disponível em: < http://www.adaltech.com.br/anais/eneseb/> Acesso em: Jul. de 2017.

ERAS, Lígia Wihlelms; OLIVEIRA, Ricardo Costa de. Uma sociologia dos livros coletâneas sobre o ensino de Sociologia na educação Básica (2008-2013). In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi (org.). Ciências Sociais e educação: um reencontro marcado. Maceió: Edufal, 2015. pp. 81-101.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB. São Paulo no 74, p. 43-59. 2012.

HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-legere, n.9, 2011.

MORAES, Amaury Cesar; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MOARES, Amaury Cesar. Sociologia. Coleção explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social. V.15 n.1 São Paulo abr. 2003.

NEUHOLD, Roberta. A produção científica sobre o ensino de Sociologia: grupos e linhas de pesquisa no Brasil (2000-2013). In: OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de; OLIVEIRA, Amurabi (org.). Ciências Sociais e educação: um reencontro marcado. Maceió: Edufal, 2015. pp. 103-123.

OLIVEIRA, Amurabi; CIGALES, Marcelo Pinheiro. A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 51, N. 3, p. 279-289, setembro/dezembro 2015. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2015.51.3.05/5047> Acessado em: Julho de 2017.

OLIVEIRA, Amurabi. A formação de professores de Ciências Sociais frente à s políticas educacionais. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, v.3, n.2, dez. 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/23425> Acessado em: 10 abr. de 2017.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino de Sociologia na pesquisa acadêmica. Entrevista realizada por Cristiano das Bodart. Revista Café com Sociologia. v.5, n.2, 2016. Disponível em: < http://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/684/275> Acessado em: Julho de 2017.

Publicado

2017-07-22

Cómo citar

Bodart, C. das N., & Pereira, T. I. (2017). Breve balanço do subcampo ensino de Ciências Sociais no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(1), 1–10. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/40

Número

Sección

Apresentação