A sociologia como disciplina escolar em debate no 1º Congresso Brasileiro de Sociologia

Authors

Keywords:

Sociologia " ensino e pesquisa. Ensino médio. Congresso Brasileiro de Sociologia.

Abstract

A formação da Sociologia como disciplina escolar exemplifica como diferentes forças sociais concorrem na fabricação do currículo. Este artigo centrou-se em uma dessas forças sociais – o campo científico – para analisar a participação de intelectuais e sociedades científicas no processo de constituição do ensino de Sociologia como objeto de interesse das Ciências Sociais. O artigo foi construído a partir de pesquisa documental, seguida de um esforço de revisão bibliográfica que lhe forneceu substrato teórico e metodológico. Sua principal fonte foram os anais do 1º Congresso Brasileiro de Sociologia, ocorrido em São Paulo em 1954. Conclui que os debates naquele fórum acadêmico problematizaram as funções universais e científicas da Sociologia, bem como concepções de ensino e funções específicas dessa disciplina no currículo escolar, transitando, notadamente, entre os sentidos de ensinar ou não Sociologia na escola.

 

The debate about the teaching of Sociology in the 1º Congresso Brasileiro de Sociologia

 

The formation of Sociology as a school subject is an example of how different social forces concur to fabricate the curriculum. This paper focused on one of these social forces – the academic-scientific field – and it purposes of analyzing the participation of intellectuals and scientific societies in the making of the teaching of Sociology as an object of interest in Social Science. The paper included documental research, followed by an effort of bibliographical review which provided theoretical and methodological substrate. Its main sources were the annals with first edition of the Congresso Brasileiro de Sociologia (1º Brazilian Congress of Sociology).

Author Biography

Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

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COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO

CIGALES, Marcelo. Avanços e desafios para o ensino de Sociologia no Brasil. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p. 05-26, 2017.

Recebido em: 31 de out. 2017

Avaliador 1: 28 de nov. 2017

Avaliador 2: 21 de nov. 2017

Aceito em: 17 de dez. 2017

Published

2018-02-03

How to Cite

Neuhold, R. dos R. (2018). A sociologia como disciplina escolar em debate no 1º Congresso Brasileiro de Sociologia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(2), 05–26. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/90

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Artigos