UM LIVRO DIDÁTICO ANTE A PRODUÇÃO DOS NÃO-LIVROS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA ESCOLAR

Authors

  • Fabio Monteiro de Moraes UFAL

Keywords:

ensino de ciências sociais, livros didáticos

Abstract

O título da presente resenha foi inspirado em uma frase dita pelo professor Nelson Tomazi - autor do livro didático Sociologia para o ensino médio - no V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de novembro de 2022, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Tal frase, expressa a crítica do professor Tomazi ao que ele considera ser uma descaracterização dos novos livros didáticos, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2021 (PNLD-2021). Uma provocação que evidencia um dos dilemas enfrentados por milhões de professores(as) da educação básica, ante as mudanças impostas pela Reforma do Novo Ensino Médio (2017) e pela BNCC (2018) aos currículos educacionais, impactando diretamente na produção de um novo modelo de livro voltado à educação básica brasileira.

References

BODART, Cristiano das Neves. FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo. (Org.). Ciência Política para o Ensino Médio. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: Presidência da República, 2017.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio, 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 30 ed. Petrópolis, Vozes, 2005

MARRAS, Stelio. O vozerio da pós-verdade e suas ameaças civilizacionais. In: AMOROSO, Marta. et al. (orgs.). Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo: Editora UBU, 2020.

Published

2023-01-22

How to Cite

Monteiro de Moraes, F. (2023). UM LIVRO DIDÁTICO ANTE A PRODUÇÃO DOS NÃO-LIVROS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA ESCOLAR. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 135–147. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/406

Issue

Section

Resenhas - Ensino de Ciência Política