O ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS:

há orientações praxiológicas emancipatórias na BNCC?

Authors

  • Celeste Silvia vuap M'mende Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Currículo. BNCC. Intencionalidades educativas. Ensino de Sociologia

Abstract

Este trabalho, considerando o ensino de Sociologia escolar, visa analisar os objetivos educacionais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, à luz de uma proposta educativa que se volte à dimensão educacional “político-cultural” e tenha uma intenção educativa “prática-emancipatória”. Para isso, adota-se a perspectiva das dimensões intencionais de ensino desenvolvidas, inicialmente, por Castanho e Castanho (1996) e Castanho (2006), e retomada por Bodart (2020) para pensar o ensino de Sociologia; abordagem que considera as dimensões ontológicas do homem e da mulher e que visa uma educação praxiológica emancipatória. Trata-se de uma análise das potencialidades e limitações do principal documento que orienta a produção dos currículos estaduais brasileiros. Foi observado, em síntese, que a BNCC traz poucas competências que orientem a produção de um currículo voltado a uma educação praxiológica de dimensão político-cultural, importante para a emancipação; o que pode ter impactos negativos para a qualificação do ensino de Sociologia. 

References

ALMEIDA. Natália Regina de Educação para além da formação do trabalhador alienado 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/15.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. As Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 219- 234, maio/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51194/30973. Acesso em: 28 fev. 2021.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia e a BNCC: esboço teórico para pensar os objetivos educacionais e intencionalidades educativas na e para além das competências. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 131-153, 2020. Disponível em:

https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/298/198. Acesso em: 28 fev. 2021.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CASTANHO, Maria Eugênia; CASTANHO, Sérgio Eduardo. Montes. Revisitando os objetivos da educação. In: VEIGA, Ilma P. Alencastro (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 13ª ed. Campinas: Papirus, 1996, p. 53-76.

CASTANHO, Maria Eugênia. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, Ilma P. (Org.). Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 35-66.

FREIRE. Paulo. Cartas à Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 3ª ed. Revista Paz e Terra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FORTUNA. Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. 2015. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056. Acesso em: 08 maio 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a Contribuição de Vasili Davydov. 2016. Disponível em: https: //www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a01.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.

MÉSZÁROS. Istévans. Educação para além do capital. 2005. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.

Published

2022-09-22

How to Cite

vuap M’mende, C. S. . (2022). O ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS: : há orientações praxiológicas emancipatórias na BNCC?. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(1), 105–122. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/374

Issue

Section

Artigos