GD 05 - Gênero, Sexualidade e Ensino de Ciências Sociais

Autores/as

  • Kirla Korina Anderson Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Simone de Oliveira Mestre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará https://orcid.org/0000-0001-8976-8312

Resumen

O avanço do conservadorismo no Brasil estruturou diversas frentes de ataque ao pensamento crítico, construindo uma agenda conservadora de oposição às políticas de gênero e sexualidade na educação. O maior exemplo dessa agenda é a presença constante do termo “ideologia de gênero” nas discussões legislativas de câmaras municipais, assembleias estaduais e na câmara dos deputados federais. Neste contexto, sabemos da importância do Ensino das Ciências Sociais no debate sobre sexualidade e relações de gênero, no enfrentamento a distorções e equívocos em torno da temática no contexto educativo. Diante disso, o presente grupo de trabalho visou agregar relatos de experiências, propostas pedagógicas e resultados de pesquisa sobre o tema de gênero e sexualidade em sua interface com práticas de ensino das Ciências Sociais e/ou demais âmbitos do contexto escolar.

Biografía del autor/a

Kirla Korina Anderson Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém. Doutora em Ciências Sociais (2013), com área de concentração em Antropologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Sociologia (2007) e Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais (2005), também pela UFPA. É membro da Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais (ABECS) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC) do Campus Belém/IFPA, vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Política (GICEP). É integrante do Núcleo de Gênero e Diversidade do IFPA Campus Belém. Tem interesse nos temas: gênero, sexualidade, diversidades, relações raciais, ensino de sociologia na educação básica e juventude. 

Publicado

2025-12-06

Cómo citar

Anderson Ferreira, K. K., & de Oliveira Mestre, S. (2025). GD 05 - Gênero, Sexualidade e Ensino de Ciências Sociais. Congresso Nacional Da ABECS, 167–212. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/561