GD 07 - Juventude e ensino de Ciências Sociais
Resumo
Os estudos sobre juventude têm ressaltado a importância de reconhecer as/os jovens como sujeitos de direitos e em suas pluralidades. Isto implica construir o currículo escolar, a formação e o trabalho docente, os livros e materiais didáticos, as práticas educativas orientadas e elaboradas em conexão com os desafios vivenciados pelas juventudes. Neste Grupo de Discussão (GD) acolheremos trabalhos resultados de projetos de ensino, extensão, pesquisa, relatos de experiências e práticas de gestão educacional que tematizem as juventudes e relacionadas ao ensino de Ciências Sociais na Educação Básica e na Educação Superior. Serão igualmente relevantes para este GD os debates sobre: juventude e cultura, trabalho, cidadania, escolarização, participação, educação política, movimentos sociais, meio ambiente, esporte e lazer, sociabilidade, tecnologias da informação e comunicação, gerações, escolha profissional, arte, políticas públicas, saúde, economia, assistência social, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, origem territorial, pessoas com deficiência, religião), interseccionalidade.