GT 12 - Relações Étnico-raciais e ensino de Ciências Sociais

Autores

  • Ana Amélia de Paula Laborne
  • Welitania Oliveira Rocha Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O conjunto de artigos produzido pelo Grupo de Discussão (GD) concentra-se na intersecção entre Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e o ensino de Ciências Sociais, avaliando seu impacto na formação acadêmica e na produção de conhecimento no campo das Ciências Sociais. Esses trabalhos incluem reflexões críticas sobre práticas educativas e sociais, pautadas na garantia de direitos e na valorização da pluralidade étnico-racial, abordando temas como pedagogias afrocentradas, representações do cinema negro, produção intelectual de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, samba de coco, aplicação da Lei 10.639/03 e descolonização do conhecimento.

O GD buscou integrar debates acadêmicos e práticas pedagógicas que favoreçam a incorporação da ERER em todos os níveis de ensino, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, incentivando propostas sobre formação de cientistas sociais, metodologias e estratégias pedagógicas adequadas às demandas educacionais e políticas atuais. Dessa forma, os artigos resultantes do grupo fomentam o diálogo crítico sobre as relações étnico-raciais no ensino das Ciências Sociais.

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Publicado

2025-12-06

Como Citar

Ana Amélia de Paula Laborne, & Oliveira Rocha, W. (2025). GT 12 - Relações Étnico-raciais e ensino de Ciências Sociais. Congresso Nacional Da ABECS. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/480-537