GD 11 - Reformas Educacionais e o ensino de Ciências Sociais

Autores/as

  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thiago de Jesus Esteves

Resumen

Desde os anos 1990 o campo educacional brasileiro tem passado por uma série de reformas, também conhecidas como gerenciais ou Nova Gestão Pública. Estas reformas têm impactado as políticas públicas educacionais em diferentes níveis e redes. Esse Grupo de Discussão tem como objetivo debater e analisar os impactos das reformas e políticas públicas educacionais sobre o ensino de Ciências Sociais, na educação básica, ensino superior e pós-graduação. Recentemente, a promulgação da Lei nº 13.415/2017, que implementou o Novo Ensino Médio, repercutiu na oferta do ensino de sociologia de diferentes formas, seja na carga horária, no trabalho docente, nos concursos públicos, na oferta de livros e materiais didáticos e na formação docente. Neste contexto, torna-se relevante mapear os impactos dessas reformas nas redes públicas e privadas, assim como suas políticas públicas indutoras, como o PNLD, o SAEB, o ENEM e a resolução do CNE 2/2019, instituidora da BNC-Formação.

Biografía del autor/a

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada e bacharela em Ciências Sociais;

Mestra e Doutora em Eduucação pela UFJF

Professora da Faculdade de Educação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Publicado

2025-12-06

Cómo citar

Reis Azevedo de Oliveira, R., & Esteves, T. de J. (2025). GD 11 - Reformas Educacionais e o ensino de Ciências Sociais. Congresso Nacional Da ABECS, 441–479. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/571