GT 10 - Modalidades diferenciadas de ensino, Projetos de Vida e o ensino de Ciências Sociais
Resumen
A educação básica envolve diferentes contextos de ensino considerando a diversidade cultural e inclui como modalidades regulares: educação de jovens e adultos, educação técnica-profissional, educação indígena, educação quilombola, educação para pessoas privadas de liberdade, educação para pessoas em situação de itinerância e educação do campo que demandam especificidades na oferta do ensino de Ciências Sociais. A nova reforma do ensino médio apresenta configurações curriculares como Projeto de Vida que exploram temáticas dimensionadas no conteúdo de Ciências Sociais. No rastro dessas acepções das modalidades diferenciadas de ensino e nas diferentes dimensões da narrativa sociológica, o GT busca inventariar o fazer do ensino de Ciências Sociais nesses espaços, observando como conteúdo de sociologia se estabelece nessas novas configurações. Ao arrolar esse acúmulo buscar-se-á marcos na disciplinarização do ensino de sociologia impressas nas experiências de professores da educação básica. O GT busca descortinar vivências do fazer sociológico diante de contextos que destaque o ensino de sociologia voltado para grupos diferenciados e novas configurações nesse novo componente curricular da BNCC. O intento desse GT é enaltecer essas trajetórias e inventariar essas experiências pelo Brasil.