GT 09 - Metodologias ativas e audiovisual no ensino de Ciências Sociais

Autores/as

  • Andreia dos Santos PUC Minas
  • Bruno Vila Boas Bispo
  • Selton Evaristo de Almeida Chagas

Resumen

O objetivo deste Grupo de Discussão (GD) é refletir sobre os usos, práticas e as propostas de ensino de Ciências Sociais, que dispõem das metodologias ativas. Neste GD, consideramos como metodologias ativas todas as ações pedagógicas que buscam desenvolver a autonomia intelectual e proximidade entre docentes e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, acolheremos propostas que abordem o uso das metodologias por projetos, aprendizagem em pares, por problemas, estudos de caso, gamificação, sala de aula invertida, além das propostas que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Também entende-se que práticas como: estudo da recepção fílmica; representações e imaginários sociais, consumo da produção artística e cultural; o estímulo à criatividade e à produção audiovisual na ampliação da reflexividade acerca das dinâmicas sócio-culturais; experiências de cineclubes e laboratórios de ensino; o diálogo entre audiovisual e teoria social.

Publicado

2025-12-06

Cómo citar

Santos, A. dos, Vila Boas Bispo, B., & Evaristo de Almeida Chagas, S. (2025). GT 09 - Metodologias ativas e audiovisual no ensino de Ciências Sociais. Congresso Nacional Da ABECS, 349–410. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/555