GD 08 - JUVENTUDES E ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores/as

  • Elias Evangelista Gomes
  • Geovânia da Silva Toscano

Resumen

Os estudos sobre juventude têm ressaltado a importância de reconhecer as jovens e os jovens como sujeitos de direitos e em suas pluralidades. Isso implica construir o currículo escolar, a formação docente, os livros e materiais didáticos, o trabalho docente, as práticas de ensino orientadas e elaboradas em conexão com as demandas e os desafios vivenciados pelas juventudes. Neste Grupo de Discussão (GD), serão acolhidos trabalhos resultados de projetos de ensino, extensão, pesquisa, relatos de experiências e práticas de gestão educacional que tematizem as juventudes e que estejam relacionadas ao ensino de Ciências Sociais na Educação Básica e na Educação Superior. Também serão bem vindas as comunicações que abordam os componentes curriculares de Sociologia, Projeto de Vida e eletivas no Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, com enfoque nas questões relacionadas às juventudes sob as óticas da Antropologia, Ciência Política e Sociologia. São igualmente relevantes para este GD os debates sobre o ensino de Ciências Sociais e as conexões entre juventude e cultura, trabalho, cidadania, escolarização, participação, política, movimentos sociais, meio ambiente, esporte e lazer, sociabilidade, gerações, escolha profissional, mídia, arte, políticas públicas, saúde, economia, assistência social, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, origem territorial, pessoas com deficiência, religião), interseccionalidade etc. Além do enfoque prioritário das juventudes, o GD acolherá ainda trabalhos que reflitam sobre o ensino de Ciências Sociais e os demais ciclos da vida, a saber: infância, adolescência, adultez e velhice. Almejamos neste GD reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da Educação Básica, participantes de coletivos juvenis, envolvidos com o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) e pesquisadores da Educação Superior, que tenham interesses em divulgar suas reflexões e contribuir para o avanço do Ensino de Ciências Sociais no Brasil com ênfase nas juventudes.

Publicado

2023-02-23

Cómo citar

Gomes, E. E. ., & Toscano, G. da S. . (2023). GD 08 - JUVENTUDES E ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Congresso Nacional Da ABECS, 5(1), 179–226. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/434