GD 07 - ANTROPOLOGIA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS

Autores/as

  • Gekbede Dantas Targino
  • Marcelo Araújo

Resumen

Embora tenham sido criados fóruns para discutir o papel da antropologia na educação básica, a exemplo da exitosa participação deste grupo no último Congresso da ABECS (2020) e da aprovação do primeiro Grupo de Trabalho dedicado ao tema na 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, a ampliação e consolidação deste debate requer o constante diálogo com e entre profissionais que passaram a atuar nestes fóruns ou que se viram atraídos por este debate. Neste sentido, e com o intuito de seguir promovendo espaços de trocas e experiências, este Grupo de Discussão convida docentes e pesquisadore(a)s que adotam o métier antropológico em sua prática docente junto à educação básica a apresentarem propostas de comunicação preocupadas com a presença da antropologia na história do ensino na educação básica; no currículo e nos espaços escolares; nos livros didáticos; a Educação Técnica e Profissional; na aprendizagem por meio da etnografia; na formação de professore(a)s para a educação básica; nas práticas de pesquisa e de extensão e nos materiais, métodos e estratégias de transposição didática. Inspirados pela criação do grupo de pesquisas Antropologia na Educação Básica e pelo lançamento da obra homônima, entre outras realizações, o GD receberá trabalhos de educadore(a)s que atuam na educação básica, em institutos federais e demais escolas, públicas ou privadas, ou de ensino superior, que transitem na temática em questão e pretendam contribuir para um espaço permanente de reflexões sobre as perspectivas destes temas na educação escolar.

Publicado

2023-02-23

Cómo citar

Targino, G. D. ., & Araújo, M. (2023). GD 07 - ANTROPOLOGIA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS. Congresso Nacional Da ABECS, 5(1), 166–178. Recuperado a partir de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/433