GD 03 - Ensino de Ciências Sociais e Educação Profissional e Tecnológica
Abstract
Desde 2008, com a promulgação da Lei nº 11.684, que instituiu a obrigatoriedade da Sociologia no ensino médio, e da Lei nº 11.892/2008, que criou os Institutos Federais (IFs), o ensino de Sociologia passou a integrar o currículo da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Tal medida inaugurou um espaço de atuação para licenciados em Sociologia/Ciências Sociais, gerando desafios específicos ao processo de ensino-aprendizagem deste componente curricular. A fim de promover trocas e reflexões sobre práticas e experiências pedagógicas, este GD pretende acolher propostas que abordem o processo de ensino aprendizagem de Sociologia/Ciências Sociais nas instituições de educação profissional e tecnológica, assim como a articulação de seus conteúdos com as áreas técnicas e demais componentes da BNCC. O GD está aberto à recepção de diversas contribuições, incluindo relatos de experiência didática, avaliação, projetos de pesquisa, extensão e núcleos de estudos, desenvolvidos a partir de uma perspectiva interdisciplinar das Ciências Sociais.