GD 06 - LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA
Abstract
O livro didático vem se tornando um objeto de estudo importante no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, chegando mesmo a constituir em torno de si um campo de pesquisa específico, a manualistica. São diversas as abordagens sobre o livro didático. Algumas, encarando-o como peça fundamental da atividade didáticopedagógica, sinaliza que, através dele, é possível se alcançar dados substanciais para a compreensão dos objetivos de aprendizagem, do conteúdo programático, das metodologias de ensino e de avaliação de uma determinada disciplina escolar. Já outras abordagens, tomando o livro didático como artefato cultural, aponta para a possibilidade de, por meio dele, se alcançar representações e ideologias, que podem oferecer indícios dos pensamentos, sentimentos e costumes de uma determinada sociedade, em um dado momento histórico. Este grupo de discussão visa, justamente, congregar trabalhos que se debrucem sobre os livros didáticos, especificamente, aqueles mobilizados para o ensino da Sociologia, seja a partir de seus usos, seja pelo enfoque de seus conteúdos. Também está aberto a trabalhos de caráter teórico-metodológico que visam mostrar caminhos possíveis para análise dos livros didáticos.