GD 03 -MODALIDADES DIFERENCIADAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

  • Katiuscia C. Vargas Antunes
  • Kássia Gomes

Resumo

Este grupo de discussão tem por objetivo acolher trabalhos que discutam as modalidades diferenciadas de ensino, nos termos da legislação educacional brasileira e o ensino de Ciências Sociais, no cenário de luta pela garantia de direitos dos grupos às quais se destinam as modalidades diferenciadas de ensino, a saber: Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade, Educação Profissional e Tecnológica e Educação a distância e Educação escolar para populações em situação de itinerância. Esse grupo de discussão se justifica pelo fato de possibilitar uma reflexão acerca do ensino de sociologia nesses contextos, especialmente no que se refere a currículos, metodologias, formação inicial e continuada de professores e aos aspectos gerais do trabalho docente. No contexto das políticas públicas brasileiras, não só no campo da educação, mas em outras áreas, é fundamental fomentar o debate sobre a garantia e ampliação dos direitos sociais das populações sujeito das modalidades diferenciadas de ensino para que se consolide o pleno exercício da cidadania das mesmas, com reconhecimento e afirmação de suas identidades e respeito às diferenças.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

Antunes, K. C. V. ., & Gomes, K. (2023). GD 03 -MODALIDADES DIFERENCIADAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Congresso Nacional Da ABECS, 5(1), 56–80. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/429