On-Abecs: Relatório n.1. nov. 2020: Reforma do Ensino Médio e o ensino de Sociologia

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.
  • Thiago Ingrassia Pereira
  • Bruno Durães

Resumo

O presente relatório é resultado de um esforço de coleta de informações relacionadas ao processo de reforma do ensino médio brasileiro, em especial aos aspectos relacionados ao ensino de Sociologia. Trata-se de um relatório síntese dos dados coletados entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Este relatório tem por objetivo apresentar uma síntese dos dados coletados referente às informações que possam subsidiar a compreensão e análise crítica do processo de implementação da Reforma do Ensino Médio, reflexões sobre suas consequências e ações que possam mitigar seus impactos sobre o ensino de Sociologia e o trabalho docente.  A metodologia de coleta dos dados deu-se a partir de um formulário produzido coletivamente (ver anexo), o qual foi enviado aos coordenadores locais para que pudessem coletar os dados necessários para responder com auxílio dos demais integrantes dos observatórios locais. Os métodos de coletas de dados foram variáveis, envolvendo entrevistas à agentes públicos, à docentes participantes da elaboração dos currículos estaduais, consulta em sites institucionais e pesquisa participante, já que alguns integrantes dos observatórios estão/estavam participando das discussões em torno das elaborações dos currículos ou atuando como grupo de pressão, mobilizando-se coletivamente para influenciar o processo. Os dados foram coletados em nove (09) estados do Brasil.

 

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Downloads

Publicado

2021-04-11

Edição

Seção

Artigos