Sobre a Revista

Foco e Escopo

Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS) é uma revista semestral da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS, cujo objetivo é colaborar para o desenvolvimento e publicização de pesquisas cujo escopo seja o ensino de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política).

 

CONSELHOS

O Conselho Editorial é constituído por pesquisadores especialistas na temática Ensino de Ciências Sociais.

Conselho Científicoéconstituído por pesquisadores doutores e especialistas na temática Ensino de Ciências Sociais.

 

DIVULGAÇÃO

A revista tem suas chamadas e novas edições divulgadas no site e na fanpageda ABECS, além da parceria com o Blog "Café com Sociologia". Também são enviados e-mails aos leitores/autores cadastrados na revista e no site da ABECS.

 

FORMAS DE ACESSO

A revista é de acesso livre e gratuito, As edições são disponibilizadas no site e podem ser visualizadas, baixadas ou impressas pelo leitor.

 

 

ABRANGÊNCIA

Público leitor: estudantes, professores e pesquisadores do ensino das Ciências Sociais. 

Público autor: Não há exigência mínima para submeter trabalhos. 

Atenção: A revista recebe submissões apenas de associados/filiados (regularizados) à Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais.

Veja como se filiar em: https://abecs.com.br/anuidade-valores/

 

TIPOS DE PUBLICAÇÕES

A revista publica artigos, relatos de experiência docente, resenhas e entrevistas. As contribuições devem ser inéditas e escritas na língua portuguesa.

 

PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os recebimentos dos trabalhos são em fluxo contínuo.

 

Controle de qualidade do material publicado:

1. Política de detecção de plágio -  todos os textos são previamente submetidos a programas de identificação de plágio. Trabalhos parcialmente ou totalmente plagiados são reprovados; 

2. Política de avaliação às cegas por pares: As avaliações são realizadas por, pelo menos, dois pareceristas ad hoc. Os textos, para serem aprovados devem receber parecer positivo de dois pareceristas. Em caso de um recusar e outro aceitar, o texto é enviado para um terceiro avaliador.  É priorizado o envio para especialistas no tema do trabalho submetido.

3. Obediência às normas técnicas editoriais (ABNT): todos os textos, para serem avaliados, devem obedecer às regras editoriais da ABNT indicadas na seção de diretrizes para autores e estarem de acordo com o modelo/template disponibilizado;

 

TAXAS 

Não há cobranças de taxas aos autores ou leitores. 

Processo de Avaliação pelos Pares

As avaliações são realizadas na modalidade "pares cega".

As avaliações são realizadas por, pelo menos, dois pareceristas ad hoc. Os textos, para ser aprovado, devem receber parecer positivo de dois pareceristas. Em caso de um recusar e outro aceitar, o texto é enviado para um terceiro avaliador.  É priorizado o envio para especialistas no tema do trabalho submetido.

 

Periodicidade

O periódico possui regularidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.