JOGOS TEATRAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Ensino de Sociologia, Jogos Teatrais, AfetosResumo
Este artigo compartilha uma prática pedagógica híbrida entre ensino de Ciência Política e Teatro no Ensino Médio, seguido de reflexões sobre a mesma. Tal prática surge das experiências do autor como Professor de Educação Básica em diversas escolas no Distrito Federal. Os jogos teatrais aplicados aos ensino de sociologia foram desenvolvidos nos anos de docência nessa modalidade de ensino. Ao longo do artigo detalhamos a prática, descrevendo como ela tem acontecido, evidenciamos as referências nas quais ela foi se construindo, bem como refletimos sobre suas potencialidades. Partindo dessa prática, a buscamos ampliar as possibilidades das artes como instância mobilizadora de afetos em direção a uma educação cidadã no ensino de sociologia.
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1999
BECKER, Howard. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Trad. J. Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio. Brasília: SEDF, 2014
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo, SP: Editora 34, 2003
LAROSSA, Jorge Bondia. Notas sobre a Experiência e o saber da Experiência. Conferencia proferida no I Seminário de Educação de Campinas. Traduzida e publicada em julho de 2001 por Leituras SME.
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. 3. ed. Rio de janeiro: Zahar, 1972
MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia Maria; SARANDY, Flávio. Perspectivas políticas e científicas acerca do ensino da sociologia. In: FIGUEIREDO, André; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; PINTO, Nalayne. (Org.). Sociologia na sala de aula: reflexões e experiências docentes no Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012
SEGATO, Rita Laura. Um Paradoxo do Relativismo. In: Revista Religião e Sociedade 16/1-2, 1992.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006
SILVA, Ileizi L. F. O Ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas.. In: Amaury Cesar de Moraes. (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. 1ed.Brasilia: MEC, 2010
VYGOSTSKY, LEV. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodolfo Godoi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).