JOGOS TEATRAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Rodolfo Godoi UnB

Keywords:

Práticas pedagógicas, Ensino de Sociologia, Jogos Teatrais, Afetos

Abstract

Este artigo compartilha uma prática pedagógica híbrida entre ensino de Ciência Política e Teatro no Ensino Médio, seguido de reflexões sobre a mesma. Tal prática surge das experiências do autor como Professor de Educação Básica em diversas escolas no Distrito Federal. Os jogos teatrais aplicados aos ensino de sociologia foram desenvolvidos nos anos de docência nessa modalidade de ensino. Ao longo do artigo detalhamos a prática, descrevendo como ela tem acontecido, evidenciamos as referências nas quais ela foi se construindo, bem como refletimos sobre suas potencialidades. Partindo dessa prática, a buscamos ampliar as possibilidades das artes como instância mobilizadora de afetos em direção a uma educação cidadã no ensino de sociologia.

References

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1999

BECKER, Howard. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Trad. J. Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio. Brasília: SEDF, 2014

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo, SP: Editora 34, 2003

LAROSSA, Jorge Bondia. Notas sobre a Experiência e o saber da Experiência. Conferencia proferida no I Seminário de Educação de Campinas. Traduzida e publicada em julho de 2001 por Leituras SME.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. 3. ed. Rio de janeiro: Zahar, 1972

MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia Maria; SARANDY, Flávio. Perspectivas políticas e científicas acerca do ensino da sociologia. In: FIGUEIREDO, André; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; PINTO, Nalayne. (Org.). Sociologia na sala de aula: reflexões e experiências docentes no Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012

SEGATO, Rita Laura. Um Paradoxo do Relativismo. In: Revista Religião e Sociedade 16/1-2, 1992.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006

SILVA, Ileizi L. F. O Ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas.. In: Amaury Cesar de Moraes. (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. 1ed.Brasilia: MEC, 2010

VYGOSTSKY, LEV. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013

Published

2023-01-22

How to Cite

Godoi, R. (2023). JOGOS TEATRAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 6(2), 97–115. Retrieved from https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/412

Issue

Section

Dossiê: Ensino de Ciência Política