CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
construção de aprendizagens essenciais significativas
Keywords:
Ciência Politica, BNCC, aprendizagem significativa Sociologia EscolarAbstract
Este texto discute o ensino da Ciência Política, através do ensino da Sociologia escolar, direcionando o olhar para a categoria política, expressa na Base Nacional Comum Curricular, como aprendizagem fundante para a investigação e o saber. Tomando como referência os conceitos e princípios da aprendizagem significativa, desenvolvida por pesquisadores no final da década de 90, (AUSUBEL, 1978; NOVAK, 1981; MOREIRA, 2012), processo por meio do qual um novo conhecimento agrega-se a um aspecto relevante, pré-existente na estrutura cognitiva do estudante, ou seja, novas informações associadas com estruturas conceituais já existentes. O objetivo deste texto tem o propósito de compreender que uma aproximação com a realidade social, envolve também uma dimensão dialética histórica dos fenômenos políticos, integrando, desta forma, os conceitos da Sociologia escolar, contribuindo para uma aprendizagem significativa e essencial, da categoria política, que visa uma formação para uma percepção relacional da vida social.
References
AUSUBEL, David. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BAQUERO, Marcello. Memória Política e Constituição da Cultura Brasileira. Ciências Sociais, Unisinos, vol. 48 (2): 84-92, maio/agosto, 2012.
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para democracia. Lua Nova, n. 38, p. 223-237, São Paulo, 1996.
BODART, Cristiano das Neves. Uso de canções no Ensino de Sociologia. Maceió: Ed. Café com Sociologia, 2021.
BODART, Cristiano das Neves; MORAES, Fábio Monteiro de; TAVARES, Caio dos Santos. Sociologia e Música: proposta pedagógica. 1 ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2022.
BODART, Cristiano das Neves; FIGUEREDO, Cesar Alexandro Sagrillo (Orgs.). Ciência Política para o ensino médio. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.
BODART, Cristiano das Neves; LIMA Wenderson Luan dos Santos (Orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil – 1 ed. Maceió: Café com Sociologia, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDINE, 2018.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O Direito à Educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. Brasília, Escola de Gestores, 2005, p. 05.
FEIJÓ Fernanda. Ciências Sociais no Ensino Médio: A Sociologia Escolar como formação democrática. In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA Wanderson Luan dos Santos (Orgs.). O Ensino de Sociologia no Brasil, 1 ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.
MOREIRA, Marcos Antônio. O que é, afinal, Aprendizagem Significativa? Revista Cultural La Laguna, Espanha, 2012.
NOVAK, Joseph Donald. Uma teoria da Educação. Tradução de Marcos Antônio Moreira. São Paulo: Pioneira, 1981.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA – UNESCO. Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia. Unesco, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ELizabeth Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).