A inserção da Sociologia no Ensino Médio em Mato Grosso do Sul em duas propostas de políticas educacionais antagônicas (1999-2010)

Autores

  • Katia Karine Duarte Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Sociologia, ensino médio, Mato Grosso do Sul.

Resumo

O presente artigo tem como objeto a disciplina de Sociologia. Foi desenvolvido a partir da Linha de Pesquisa “História, Políticas e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação/CCHS/UFMS, considerando as políticas educacionais desenvolvidas em Mato Grosso do Sul/MS, voltadas para o ensino médio. Buscou-se compreender como ocorreu o processo de inserção da referida disciplina entre os anos de 1999 e 2010 em duas propostas distintas de governo: a primeira aborda o projeto político-educacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Escola Guaicuru – Vivendo uma Nova Lição (1999-2006) e a segunda, a proposta do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), - Educação para o Sucesso (2007-2010). Nesse sentido, foram realizadas análises em fontes documentais produzidas no âmbito do poder executivo estadual e federal objetivando desvelar qual o diálogo estabelecido entre as reformas educacionais locais e nacionais no contexto do Estado neoliberal, nas suas possíveis contradições, retrocessos e avanços. Conclui-se que as duas propostas de educação em MS se deram de forma antagônica, porém, ambas contribuíram para a consolidação da Sociologia no estado.

The insertion of Sociology in high school in Mato Grosso do Sul in two proposals of educational policies antagonistic (1999-2010)

 

This article has for its objective the subject of Sociology. It was developed within the Research Group, “History, Politics and Education” of the Post-Graduation in Education Program of the CCHSUFMS, considering the educational policies developed in Mato Grosso do Sul/MS, oriented towards middle schooling. An attempt as made to discover how the insertion of the referred discipline occurred between 1999 and 2010, within 2 distinct government proposals, - the first, within the educational policy of the Workers’ Party (PT), “Guaicuru Schooling- Living a New Lesson” (1999-2006), and the second proposal of the Party of the Democratic Movement of Brazil (PMDB), “Education for Success” (2007-2010). To this end, analyses were made of documentary sources produced by the state and federal Executive powers in an attempt the unveil the dialogue established local educational and national reforms within the context of the neoliberal State, regarding their possible contradictions, retreats and advances.

Biografia do Autor

Katia Karine Duarte Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em educação e professora do curso de Ciências Sociais liceciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO

SILVA, Kátia Karine Duarte. A inserção da Sociologia no Ensino Médio em Mato Grosso do Sul em duas propostas de políticas educacionais antagônicas. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.47-64, 2017.

Recebido em: 15 de set. 2017

Avaliador 1: 10 de nov. 2017

Avaliador 2: 13 de nov. 2017

Aceito em: 02 de jan. 2018

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Publicado

03-02-2018

Como Citar

Silva, K. K. D. (2018). A inserção da Sociologia no Ensino Médio em Mato Grosso do Sul em duas propostas de políticas educacionais antagônicas (1999-2010). Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 1(2), 47–64. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/83

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