Propostas curriculares para o ensino de Sociologia no Rio de Janeiro: balanço da produção acadêmica

Autores

  • Julia Polessa Maçaira Departamento de didática da Faculdade de Educação da UFRJ http://orcid.org/0000-0003-4272-2645
  • Alexandre Barbosa Fraga Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu CESPEB UFRJ.

Palavras-chave:

Currículo estadual, Educação básica, Ensino de sociologia, Rio de Janeiro, Currículo mínimo

Resumo

O currículo de sociologia do ensino médio da rede estadual de educação do Rio de Janeiro passou por várias e importantes mudanças, tendo sido objeto de pesquisas com distintas abordagens. Este artigo se propõe a mapear essa produção acadêmica, fazendo um balanço do que já foi publicado sobre as propostas curriculares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) para o ensino de sociologia, suprindo, assim, uma lacuna importante. Com base em pesquisa documental, no período de 1993 a 2017, foram encontradas 27 produções que privilegiaram, direta ou indiretamente, as propostas curriculares de sociologia da SEEDUC-RJ. Como resultado, a análise desse conjunto identificou três tendências nesse tipo de pesquisa: 1) relatos e descrições da experiência de autores/as que participaram da elaboração dessas propostas ou análise desse processo realizada por outros pesquisadores; 2) estudos comparativos, sobretudo entre as propostas curriculares de diferentes estados da federação; 3) pesquisas sobre a recepção, a aplicação ou as consequências dessas propostas curriculares.

Abstract

The high school sociology curriculum of the state education system of Rio de Janeiro has undergone several important changes and has been the subject of research with different approaches. This article proposes to fill a gap in the field, to map this academic production and to research what has already been published about the curricular proposals of the State Secretariat of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) for the teaching of sociology. Based on documentary research, in the period of 1993 to 2017, were found 27 productions, which privileged, directly or indirectly, the curricular proposals of sociology of SEEDUC-RJ. As a result, the analysis of this set identified three trends in this type of research: 1) reports and descriptions of the experience of authors who participated in the elaboration of these proposals or analysis of this process carried out by other researchers; 2) comparative studies, especially among curricular proposals from different states of the federation; 3) research on the reception, application or consequences of these curricular proposals.    

 

Keywords: State curriculum. Basic education. Teaching sociology. Rio de Janeiro. Minimum curriculum.  

Biografia do Autor

Julia Polessa Maçaira, Departamento de didática da Faculdade de Educação da UFRJ

Socióloga, coordenadora do LabES UFRJ e do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB UFRJ Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ

Alexandre Barbosa Fraga, Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu CESPEB UFRJ.

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Referências

ALVES, Jorge Alexandre Oliveira. Uma experiência na elaboração de currículos de Sociologia na rede estadual de educação do Rio de Janeiro. 5º ENSOC, 2016.

ANJOS, Bruna Lucila dos. Currículo Mínimo do RJ: uma análise preliminar de sua aplicabilidade através das atividades autorreguladas. 4º ENSOC, 2014.

ANJOS, Bruna Lucila dos. Sociologia no Ensino Médio: uma análise comparada de propostas curriculares. 2016. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2016.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. O currículo mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma política institucional. 4º ENSOC, 2014a.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). 2014. 222 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Políticas). Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2014b.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BODART, Cristiano das Neves. Banco de teses e dissertações sobre o ensino de Sociologia. Blog Café com Sociologia, Maceió, 2018. Disponivel em: https://www.cafecomsociologia.com/dissertacoes-e-teses-ensino-de-sociologia/, acesso em 25 de agosto de 2018.

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. 2014. Dissertação (mestrado em Sociologia Política). Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

COSTA, Suza Mara Sousa da; ALVARENGA, José Francisco de Andrade. O Currículo Mínimo de Sociologia da Escola Básica: problematizando algumas questões. 5º ENSOC, 2016.

DIVINO, Luiz Flávio Conceição; PINTO, Phelipe Rodrigues de Oliveira. Currículo básico comum de Sociologia dos estados da Região Sudeste. 3º ENSOC, 2012.

FERNANDES, Maria Clara Aguiar de Castro et al. O Currículo da Sociologia na Educação Básica: de um papel marginal a uma posição central. 2º ENSOC, 2010.

FIGUEIREDO, André Videira de; PEREIRA, Márcia Menezes Thomaz. O currículo como obra aberta: notas sobre a construção do currículo mínimo de sociologia da rede pública estadual do Rio de Janeiro. In: FIGUEIREDO et al (Org.). Sociologia na sala de aula: reflexões e experiências docentes no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.

GOMES, Ingrid; ZEITOUNE, Rachel. PNLD 2015: Uma análise dos livros didáticos sob a perspectiva das diretrizes curriculares. 4º ENSOC, 2014.

HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Org.). A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

HANDFAS, A.; SOUZA, A. M.; FRANÇA, T. M. A trajetória de institucionalização da sociologia na educação básica no Rio de Janeiro. In: OLIVEIRA, L. F. et al. (Org.). Sociologia na sala de aula: reflexões e experiências docentes no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. Produção acadêmica: dissertações e teses. Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes - LabES UFRJ, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.labes.fe.ufrj.br/?cat_id=7&sec_id=20, acesso em 25 de julho de 2018.

LIMA, Alexandre Jeronimo Correia. A sociologia nas matrizes curriculares do ensino médio e no ENEM: temas, teorias e conceitos. In: SILVA; GONÇALVES (org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017.

MAÇAIRA, Julia Polessa. O ensino de Sociologia e Ciências Sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

MAÇAIRA, Julia Polessa; MONTEZ, Gabriela; GESTEIRA, Beatriz. Currículos em mudança: a prática do ensino de sociologia no Rio de Janeiro. 3º ENSOC, 2012.

MAÇAIRA, Julia Polessa; MONTEZ, Gabriela; GESTEIRA, Beatriz. Currículos em mudança: a prática do ensino de sociologia no Rio de Janeiro. In: HANDFAS; MAÇAIRA; FRAGA (org.) Conhecimento escolar e ensino de sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

MACHADO, Celso de Souza. O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115- 142, 1987.

MORAES, Amaury César. Ensino de sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Caderno Cedes, Campinas, vol. 31, nº. 85, p. 359-382, set./dez. 2011.

MORAES, Amaury César. Propostas curriculares de sociologia para o ensino médio: um estudo preliminar. In: HANDFAS; MAÇAIRA (org.). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.

NEVES, Ana Beatriz Maia. Sociologia no Ensino Médio: com que “roupa” ela vai? 3º ENSOC, 2012.

NEVES, Ana Beatriz Maia. Sociologia no ensino médio: com que “roupa” ela vai? In: HANDFAS; MAÇAIRA; FRAGA (org.). Conhecimento escolar e ensino de sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

PAIVA, Andréa Lúcia da Silva de; CAMPOS, Giselli Avíncula; PEREIRA, Márcia Menezes Thomaz. Currículo mínimo 2011: considerações sobre um currículo de sociologia para a educação básica. In: HANDFAS; MAÇAIRA (org.). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.

PEREIRA, Marcia Menezes Thomaz. A Construção social da identidade da Sociologia como disciplina escolar: que Sociologia é essa? 2013. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

PEREIRA, Marcia Menezes Thomaz. Propostas curriculares e a construção social da identidade da Sociologia como disciplina escolar. 4º ENSOC, 2014.

QUEIROZ, Paulo Pires; AMORIM, Carolina de Souza; GOMES, Ingrid de Faria. Currículo mínimo de sociologia do Estado do Rio de Janeiro: dilemas e problematizações. In: GONÇALVES (org.). Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes Editores, 2013.

RIO DE JANEIRO. Reorientação Curricular Sucesso escolar. Segunda versão. Livro III - Ciências Humanas, 2005.

RIO DE JANEIRO. Reorientação Curricular Sociologia - Materiais Didáticos. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 2006.

RIO DE JANEIRO. Proposta curricular: um novo formato - Sociologia. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 2010.

RIO DE JANEIRO. Currículo mínimo. Sociologia. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 2011.

RIO DE JANEIRO. Currículo mínimo 2012. Sociologia. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 2012.

ROSA, Ana Francisca Marques Nunes. A relação de alunos do Ensino Médio com os saberes sociológicos: o caso do colégio de Aplicação da UFRJ. 2017. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

ROSSI, Laura de Almeida Braga. A presença da Sociologia no Ensino Médio: letramento cívico e democracia. 2015. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015.

SANTOS, Conrado Neves dos; GOULARTH, Isabela dos Reis. Trajetória e desafios para construção do Currículo Mínimo de Sociologia – RJ. 3º ENSOC, 2012.

SANTOS, Mario Bispo dos. A sociologia no contexto das reformas do Ensino Médio. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (Org.). Sociologia e ensino em debate: experiência e discussão de sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

SANTOS, Vanice da Silva Pereira dos. Os embates na construção do Currículo Mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. 4º ENSOC, 2014.

SANTOS, Vanice da Silva Pereira dos. A construção do currículo mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

SCHWARTZMAN, Simon. O currículo de sociologia para o ensino médio no Rio de Janeiro. Site e blog de Simon Schwartzman. 7 de março de 2010. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/sitesimon/?p=1587&lang=pt-br

SOUZA, Vitor Hugo Fernandes de. Sociologia para quem? 2º ENSOC, 2010.

Downloads

Publicado

21-01-2021

Como Citar

Maçaira, J. P., & Fraga, A. B. (2021). Propostas curriculares para o ensino de Sociologia no Rio de Janeiro: balanço da produção acadêmica. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(2), 33–57. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/299

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.