Precisamos dialogar acerca do (e no) ensino de Sociologia

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Resumo

Baseando-nos em Freire (2019) partimos do pressuposto que dialogar demanda, ao menos, dois atores sociais. Não se trata de um monólogo, onde alguém fala e outro(s) escuta(m); demanda ouvir e falar com o(s) outro(s). Aliás, falar nem sempre envolve diálogo.

Diálogar sobre o ensino de Sociologia exige dos envolvidos interações e trocas, seja entre pesquisadores2 e pesquisados, pesquisadores e orientandos ou entre pesquisadores e seus pares. Na pesquisa sobre o ensino de Sociologia, que envolve pesquisador(a)s e pesquisado(a)s, importa não objetivar o(a) pesquisado(a), tornando-o(a) uma “coisa”. Ao contrário, é importante tomá-lo(a) por co-autor(a) na produção do conhecimento. É em diálogo com esse(a) co-autor(a) – falando com ele(a) e ouvindo-o(a) – que o conhecimento das práticas sociais e seus sentidos se originam. Assim, desvelam-se as práticas do ensino de Sociologia com suas riquezas de sentidos percebidos e compartilhados dialogicamente com todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia.

Doutor em Sociologia (USP), professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-Ufal).

Referências

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia:o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopes. 5a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREITAS, Ana L. S. Prefácio. In: FREIRE, Paulo (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014. p. 39-45.

Downloads

Publicado

10-07-2020

Como Citar

Bodart, C. das N. (2020). Precisamos dialogar acerca do (e no) ensino de Sociologia. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(1), 05–15. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/272

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>