GD 04 - Formação Docente e o ensino de Ciências Sociais

Autores

  • Josefa Alexandrina Silva FE-USP

Resumo

Esse GD teve como objetivo central apresentar e debater pesquisas iniciais, em andamento ou finalizadas, relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Sociologia/Ciências Sociais. Os trabalhos acolhidos tiveram  como perspectiva central: os currículos dos cursos de formação docente em Sociologia/Ciências Sociais, os projetos político pedagógicos, os diferentes saberes envolvidos na formação docente, as práticas e o papel dos distintos programas de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação de professores. Além das reflexões sobre a identidade e profissionalização docentes, as representações sociais da docência no ensino superior, e a articulação entre universidade e escola. Recebemos também  trabalhos que abordaram  as experiências, potencialidades e desafios dos programas de formação docente, como o PIBID e a Residência Pedagógica. Os espaços formais e não formais de formação e ensino também foram  abordados

Biografia do Autor

Josefa Alexandrina Silva, FE-USP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Membra da direção nacional da ABECS e pesquisadora do Grupo de Estudos de Juventude da UNIFAL-MG e  do Grupo de Pesquisa Escola Pública e Democracia (GEPUD) da UNIFESP. 

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Silva, J. A. (2025). GD 04 - Formação Docente e o ensino de Ciências Sociais . Congresso Nacional Da ABECS, 123–166. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/563