GD 09 - ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ana Paula Corti
  • José Anchieta de Souza Filho

Resumo

Ensinar exige escuta, observação e ponderação contínuas, assim como se exige contextualização da vida cotidiana no que está explícito e implícito. A prática docente de qualquer professor precisa estar conectada com tudo que está envolto à vida cotidiana dos alunos, sujeitos dos processos e interações sociais. O currículo é também a própria vida com todos os fatos e situações reais da vida. É preciso saber aonde se deseja chegar com aquilo que se faz, ou seja, qualquer lugar não serve, é preciso saber os caminhos nos quais nossos alunos poderão trilhar para atingirem seus próprios objetivos quanto aos conhecimentos que ainda não dispõem. Isso requer de nós professores uma atenção quanto aos nossos propósitos a respeito do processo que cotidianamente realizamos na sala de aula. A proposição deste Grupo de Discussão consiste em possibilitar aos profissionais do ensino superior e ensino básico – professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação – a oportunidade de apresentarem suas reflexões e pesquisas acadêmicas acerca do Currículo e Práticas Docentes. Serão contemplados os trabalhos que abordem discussões em torno do Currículo como uma construção política do fazer docente; Currículo, escola e realidade social; reflexões a respeito da Reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e o lugar do ensino das Ciências Sociais.

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

Corti , A. P. ., & Souza Filho , J. A. de . (2023). GD 09 - ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Congresso Nacional Da ABECS, 5(1), 227–288. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/435