GD 05 - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores

  • Andréia dos Santos
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira

Resumo

Esse Grupo de Discussão (GD) tem como objetivo discutir práticas e propostas inovadoras no Ensino de Sociologia na Educação Básica a partir das metodologias ativas, e dos Jogos Didáticos que têm como perspectiva desenvolver a autonomia intelectual e a corresponsabilidade do(a) estudante no processo de ensinoaprendizagem, numa concepção diferenciada do modelo tradicional de ensino. Destacam-se entre elas o uso da gameficação, a aprendizagem por elaboração de projetos, a sala de aula invertida, dentre outras. Justifica-se esse GD em vista das mudanças ocorridas nas últimas décadas na organização escolar, motivadas pela alteração no perfil do(a)s estudantes que ingressam nas instituições de ensino, hoje, mais conectados e com acesso maior às informações. Ressalta-se, ainda, a percepção de que as aulas de Ciências Humanas, notadamente as de Sociologia, com certa frequência, são identificadas pelo(a)s estudantes como maçantes em vista das aulas expositivas. Deste modo, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), permeando essas metodologias ativas e os jogos , tem atraído especial atenção de professores(as) e pesquisadores(as) que buscam aprimorar suas práticas em sala de aula fazendo do ensino de sociologia na educação básica um conhecimento mais dinâmico, logo, mais atrativo para o(a)s estudantes.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

Santos, A. dos ., & Oliveira , R. R. A. de. (2023). GD 05 - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Congresso Nacional Da ABECS, 5(1), 122–142. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/431