GD 04 - FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL

Autores

  • Jordânia de Araújo Souza
  • Júlio Cezar Gaudêncio

Resumo

Com o objetivo de dar continuidade aos esforços já realizados em momentos anteriores, em apresentar e debater os aspectos relacionados à formação inicial e continuada de professores de Ciências Sociais, e tendo como base o contexto atual e todos os desafios que ora nos são apresentados – Reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei Nº 13.415), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum para Professores da Educação Básica (BNC-Formação) –, o GD 4, Formação docente em Ciências Sociais no Brasil, se propõe enquanto espaço reflexivo e de acolhimento de trabalhos que tenham como foco os currículos dos cursos de formação docente em Ciências Sociais, os diferentes saberes envolvidos na formação, as práticas e o papel dos distintos programas de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação de professores. Além das reflexões sobre a identidade e profissionalização docentes, a articulação entre universidade, escola e movimentos sociais, como questões fundamentais para o enfretamento dos retrocessos na educação, de um modo mais abrangente, e do ensino da Sociologia, de um modo mais particular.

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

Souza , J. de A. ., & Gaudêncio , J. C. . (2023). GD 04 - FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL. Congresso Nacional Da ABECS, 5(1), 81–121. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/anais/article/view/430