A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS:

resistências em tempos de sofrimento psíquico

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. https://orcid.org/0000-0002-5558-7836

Palavras-chave:

Apresentação, ensino de sociologia

Resumo

.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (2014) e Mestre (2007) em Educação, Licenciado (2004) e Bacharel (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2018) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto III da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS) e Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis/Licenciaturas) - Bolsista FNDE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS). Coordenador do PPGPE/UFFS (2019/2023). Presidente nacional da ABECS (2016-2020).

Referências

BODART, Cristiano das Neves; MARTINACHE, Igor; CIGALES, Marcelo Pinheiro; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Apresentação: sociologia, currículo e ensino – debates e desafios no Brasil e na França. Latitude. Maceió, v. 15, edição especial, p. 04-10, jan. 2021.

CRAVO, Gustavo; REIS, Jayme. A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da medida provisória 746/2016. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.1, n. 2, p. 27-46, 2017.

MAÇAIRA, Julia Polessa; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Livros didáticos de Sociologia: pesquisas, balanços e experiências. In: OLIVEIRA, Amurabi et al (Org). Conquistas e resistências do ensino de sociologia: ENESEB 2019. Maceió: Editorta Café com Sociologia, 2021, p. 197-205.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.

NOBRE, Marcos. Ponto-final: a guerra de Bolsonaro contra a democracia. São Paulo: Todavia, 2020.

OLIVEIRA, Amurabi. Ensino de sociologia na educação básica: expansão, retrocessos e pespectivas. Em aberto. Brasília, v. 34, n. 111, p. 27-40, mai/ago 2021.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelsol da; DUNKER, Christian. Apresentação. In: SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelsol da; DUNKER, Christian (Orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 9-13.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

Downloads

Publicado

21-01-2022

Como Citar

Pereira, T. I. (2022). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS:: resistências em tempos de sofrimento psíquico. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 5(2), 06–12. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/377

Edição

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.