INTRODUZINDO QUESTÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO:

uma alternativa pedagógica

Autores

  • Inaê Iabel Barbosa

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Gênero, Sexualidade.

Resumo

Neste artigo socializo uma alternativa pedagógica criada para introduzir questões relacionadas a gênero e sexualidade em uma aula de Sociologia. Portanto a intenção principal aqui é disponibilizar instrumentos didáticos e metodológicos que possam ser apropriados e transformados por docentes. Para tanto, me apoio no Plano de Aula e no relato de experiência que produzi durante o estágio. Ao refletir sobre as possibilidades de aprendizagem da alternativa pedagógica socializada, observa-se três movimentos que podem potencializar o processo de aprendizagem: a descentralização da figura da/o professor/a, a construção coletiva do conhecimento e a desnaturalização da cisheteronormatividade. Com isso, almeja-se colaborar com a ampliação dos estudos sobre Metodologias de Ensino em Ciências Sociais, mais especificamente na abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidade, e problematizar afirmações feitas para o combate da chamada “ideologia de gênero”.

 

Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Gênero. Sexualidade.

 

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Publicado

21-01-2022

Como Citar

Iabel Barbosa, I. (2022). INTRODUZINDO QUESTÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO: : uma alternativa pedagógica. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 5(2), 41–64. Recuperado de https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/370

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